Conceituando Hipertexto

Vivemos em um mundo inserido de mídias é importante entender a aprendizagem como uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida, um mundo aberto para as transformações tecnológicas que vão emergindo. Dessa forma observando as tendências do mundo moderno, entende-se que hipertexto nada mais é que fragmentos de informações que potencializam o que nos livros está estático, limitado no qual o leitor tem em mãos. É uma ferramenta interessante que está sempre atualizada e fácil de ser conduzida indo junto ao leitor onde ele estiver. Acredito que, o hipertexto está contido em qualquer memória digital, por ser um instrumento no qual processa as mais diversas sincronias herdadas das tecnologias. No discorrer desse, percebia que todo momento me surpreendia ao navegar pela internet e ficava curiosa quando me deparava com expressões na cor azul que na verdade são chamados de links como por exemplo: web; Wikipédia; ícone; hiperlinks, que para mim tudo isso era novidade até porque desconhecia de todas essas ferramentas que a internet oferece e ao mesmo tempo maravilhada por conhecer e aprender a manuseá-las.No início do curso não foi muito fácil pelo fato de não conhecer todos esses apetrechos fornecidos pela internet e que levam além das fronteiras o que ficam nas páginas dos livros.Portanto, é muito complexo dizer ou não que o hipertexto é uma forma linear, porque no manuseio dos links o leitor terá uma série de informações que lhes proporcionam momentos de prazeres que naturalmente dão acesso a novos textos que vão instigando o leitor cada vez mais a se adentrar nos ambientes virtuais. Para isso, é necessário compreender que precisamos assumir uma postura reflexiva sobre o nosso envolvimento com as mídias e estar aberto às mudanças na integração tecnológica.

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QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

O tema abordado é muito interessante fazendo uma reflexão que diz respeito não só a prática pedagógica,às ações e às expectativas atuais mas,de muitas indagações que fazemos diante das realidades que nos rodeiam principalmente quando nos deparamos com os desafios e as modernas ciências tecnológicas,aí vem a insegurança,a incerteza e os questionamentos afloram no sentido de:será que aprendo com esses meios tecnológicos? - ou será que já passei da idade para aprender? E essas indagações permeiam no dia -a- dia de muitas pessoas levando-as a acreditar que é complicado de aprender, mas, quando se quer algo se consegue,e muitas vezes não se dá conta que ao transmitir um conhecimento estamos construindo e trocando por outros, pois a aprendizagem é um processo de interação.Diante disso, o processo de ensinar e aprender se constrói nos diferentes períodos da vida,contribuindo assim para a implantação da aprendizagem continua. Segundo Peaget, as pessoas têm uma capacidade de aprender a todo momento ,desde os seus primeiros minutos de vida.Diante dessa afirmativa,acredito que o professor também pode ser um velho aprendiz e interagir-se com as mais modernas tecnologias e ser capaz de criar condições prazerosas e atuar diante de uma nova situação de aprendizagem,porque a complexibilidade é muito grande,tanto no avanço tecnológico quanto do conhecimento dos jovens atuais,e o professor precisa deixar de ser só um meio de transmissão para um agente transmissor/receptor. Portanto,diante das mudanças sociais e dos avanços tecnológicos,estou sendo um professor e aprendiz principalmente nesse curso de tecnologias e que às vezes é desafiador mas, prazeroso que nos dá uma passagem para um mundo que parece distante mas, com a interação e o fazer, nos dá a possibilidade de crescer e ter um novo perfil profissional e cidadão para desmistificar os desafios e as transformações relacionadas às pessoas e objetos,porque a realidade atual exige qualificação profissional.

terça-feira, 22 de junho de 2010


12/06/2010.

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